+ APNÉIA/SONO Cancelamento/
Palestra/CENTRO/
27/10/17




Entrevista com o Centro

Como surgiu e o que é o CENTRO ?

O CENTRO é uma instituição filantrópica muito antiga, oriunda da Europa. Como o próprio nome diz, dedica-se exclusivamente aos estudos e pesquisas sobre as anomalias e os problemas adquiridos no arcabouço ósseo-craniofacial. Começou suas atividades filantrópicas,no Brazil,em setembro 2001 na cidade de Brasília no bairro Lago Sul,tendo como pesquisador chefe e cirurgião responsável Giovani Martins Garcia.(CENTRO)

O que é tratamento ósseo-craniofacial?

Todo atendimento seqüencial realizado, nos ossos da face, por profissional da área medico/Odontologica (Cirurgião Traumatologista Buco-maxilofacial; Implantodontista e cirurgião plástico) devidamente habilitado por seus conselhos e que visa resgatar uma função perdida ou mesmo melhorar a estética na região craniofacial, tais como:Redução de fraturas ;Cirurgia ortognática; Extirpação e enucleação de tumores Bucomaxilofacial ;Distração osteogênica;Sinus lift;Afastamento do nervo alveolar-inferior; implantação de raízes aloplásticas e etc…são considerados tratamentos ósseo-craniofacial.(GIOVANI/CENTRO)

Como o CENTRO enxerga o mercado da cirurgia no Brasil?

Com reservas . Hoje em dia vivemos em um mundo globalizado e com excesso de informação em detrimento do conhecimento,principalmente na área da saúde — o que nos habilita a fazer uma analogia entre a informação o conhecimento e a doença, logo,  podemos afirmar que a informação é a pseudo-observação dos sintomas da doença e o conhecimento a extirpação da causa.(GIOVANI/CENTRO)

No que diz respeito ao implante de dente o que o CENTRO
tem a dizer?

Não existe implante de dente ,a ciência ainda não conseguiu realizar tal proeza. Todavia, a técnica implante que é o ato de se colocar cirurgicamente algo sem vida em algo com vida é possível e com bom prognóstico desde que o individuo tenha condições de ser tratado pela terapia, físiologicamente e psiquicamente, pois, cada caso é um caso e o profissional muitas vezes não consegue, sequer, explicar para o paciente que o caso dele requer cuidados especiais e a não observância de tais cuidados poderá levá-lo a um possível insucesso cirúrgico com resultados invariavelmente catastróficos .( GIOVANI/CENTRO )

O que o CENTRO acha que está levando o paciente que necessita de tratamento odontológico a não querer ouvir o profissional odontologo e já querer partir para locais onde os profissionais utilizam a técnica implante com finalidade odontológica e como o CENTRO acha que o paciente deve agir?

São vários os motivos, porém, o que parece estar mais em voga é a “Implanto-solução”, a mesma geralmente é regida por empresários. Todavia, há no ramo bons empresários, porém por não entenderem da doença que levou o paciente a perder parte ou a totalidade da dentição, e que há uma gama de problemas inerentes a própria ausência de tais elementos, faz com que geralmente alguns empresários tenham uma visão otimista da real situação dos pacientes. A propedêutica clinica realizada por qualquer médico ou odontologo comprova que cada caso é um caso, assim sendo, o marketing que vemos na televisão e em out-doors convidando o indivíduo a sorrir deve ser visto, por parte da população, no mínimo com reservas. Não estamos, contudo, querendo dizer que tais formas de publicidade sejam um sofisma e sim tentando esclarecer, a quem interessar, que todo prognóstico é fruto de um bom diagnóstico. (GIOVANI/CENTRO)

Outro motivo, igualmente sério, pode estar na falta de autonomia de boa parte dos profissionais que estão atuando legalmente nesta área,visto que muitos são jovens com formação acadêmica deficiente buscando se firmar no mercado de trabalho e acabam prestando serviços para empresas cujas motivações, de algumas, muitas vezes não condizem com as expectativas dos pacientes. (GIOVANI/CENTRO)

Resumindo o exposto, o CENTRO aproveita a oportunidade para lembrar que toda cirurgia que não é realizada com o individuo em estado de emergência é considerada eletiva, logo, mesmo que seja uma cirurgia pequena ela é regida pelos mesmos três períodos de tempo que regem qualquer outro tamanho de cirurgia eletiva, ou seja: Pré-opr ; Trans-opr e Pós-opr . Se você der ao seu profissional a tranquilidade para que ele siga esses três passos, a possibilidade de sucesso é quase garantida, assim sendo, por favor não tenha uma visão cética sobre empresas do ramo ou profissionais, procure informar-se antes de começar o seu tratamento e não queira recuperar em dias o que você perdeu em anos. Tenha em mente que a técnica implante que utiliza raiz aloplástica aplicada aos maxilares sempre teve como objetivo a reabilitação da função oclusão que ocorre entre os mesmos(maxilar e mandíbula), logo,a técnica implante deve ser vista como uma conseqüência para otimização do tratamento e nunca como um objetivo para melhorar a estética. Todavia, quando a função é restabelecida geralmente a estética acompanha. (GIOVANI/CENTRO)

No que diz respeito a Misticismo,o que o CENTRO tem a dizer?

Respeitamos todas as crenças, porém, acreditamos que tudo sempre girou em torno de um mesmo eixo, ou seja,conhecimento e ignorância e que Deus seja o representante do conhecimento e o Diabo o da ignorância… talvez esteja aí a explicação para tudo que é feito com o conhecimento ser belo, divino e maravilhoso e tudo que é feito com a ignorância ser feio, mal visto e horroroso. Estamos com Deus, porque ele sempre esteve conosco. Apesar do nosso trabalho ser realizado em uma área cujos os profissionais geralmente são céticos com relação à existência de uma força maior, porém, temos a certeza absoluta da existência da mesma.(CENTRO)





CENTRO DE PESQUISA
ÓSSEO-CRANIOFACIAL
E-mail:
centropesquisacraniofacial@gmail.com