A técnica tem como objetivo criar condições ósseas que possibilite a implantação imediata de raiz ou raízes aloplasticas e consiste em traumatizar o assoalho da cavidade sinusal, acessado via processo alveolar, e desta forma elevar a membrana sinusal contida dentro da mesma (cavidade sinusal).Tal técnica é de gran- de valia para pequenas elevações,porém,quando há a necessidade de grandes elevações temos que recorrer ao sinus lifting de Tatum e cia…(Tatum é a técnica atraumática,porém é infinitamen- te mais invasiva ) (GIOVANI/CENTRO)
O CENTRO acredita estar devendo uma explicação aos leigos que muito nos honram ao disporem de vossos preciosos tem pos lendo a nossa dissertação. Para que o leigo entenda melhor o que dissemos vamos começar definindo o termo trauma no entendimento da cirurgia. Para a cirurgia tudo que entra dentro de algo ou abre caminho tendo como vetor de ação pancada a golpes, é considerado trauma( a técnica de Summer atualmente pode ser realizada através de expansores-ósseos modernos dispensando o método tradicional), como exemplo: um prego clivado em uma madeira é na visão cirúrgica uma fixação traumática já a obser- vação de um parafuso fixado na mesma madeira não é , pois, o parafuso entrou em um buraco feito por uma furadeira e ela,como todos sabem , atua de uma forma escalonada e abre caminho através de instrumentos rotatórios dispensando o uso de golpes ou pancadas. A menção foi feita para explicar ao leigo , mesmo que paradoxalmente, que nem todo trauma é ruim e o pós-opr e prognóstico de intervenções realizadas com martelo é melhor que os realizados com instrumentos rotatórios , pois, a técnica rudimentar com martelo é mais conservadora (obviamente quando dentro de sua indicação)basta observar os resultados entre as fixações realizadas pelo prego e pelo parafuso, qual deixou a mesa suja com serragem? Com certeza não foi a fixação feita pelo prego ,visto que, a atuação dele(prego) se deu de uma forma conservadora assim como a de todos os trabalhos que são realizados com o uso de cinzéis e martelos durante as mais variadas cirurgias ósseas.
O CENTRO adota martelos de madeira de boa qualidade e bem polidos, porém , devido a algumas criticas construtivas estamos também adotando o uso de martelos construídos com um material muito difícil de se achar no mercado, chamado Celeron .
Vemos com reservas martelos confeccionados em ferro mesmo que venham com dispositivo anti-impacto em suas pontas no nosso entendimento tais martelos , de ferro , são considerados como armas branca, devendo o seu uso ser abolido . (GIOVANI/CENTRO)